Eu lembro como se fosse hoje. Minhas mãos suavam, minha garganta fechava, meu corpo inteiro e contraia. Eu tinha certeza que ia gaguejar na hora de falar. Para tirar as palavras de dentro de mim, eu precisava fazer um esforço muito grande. Cada frase era para mim como um parto.
Hoje não sinto mais isso. Eu pude transformar minha comunicação em algo sofrido, difícil e doloroso em algo leve, gostoso e natural. Hoje eu adoro conversar, dar entrevistas, falar em público. Isso se tornou natural e uma expressão de quem eu sou.
Ao mesmo tempo, o fato de eu gostar de falar e me sentir à vontade em estar com a palavra, me fez perceber que eu não quero ser aquela pessoa que monopoliza as conversas, que só fica falando enquanto as outras pessoas escutam.
Eu sou do tipo de pessoa que gosta de escutar tanto quanto gosta de falar. Foi por isso que dediquei os últimos anos mais a ser um ouvinte do que um palestrante.
A partir dessa experiência, de ter sido um menino que gaguejava para ser um comunicador e de ser um palestrante, porém também um escutador profissional, pude desenvolver uma metodologia de comunicação que chamei de O Caminho da Palavra.
Faz alguns anos que venho lapidando essa metodologia e esta é a primeira vez que vou dar uma aula aberta sobre o tema.
Para mim, aprender a se comunicar é como aprender uma arte marcial. Eu sou apenas iniciante no Karatê, mas imagino que quem é faixa preta em alguma arte, tem uma confiança maior na hora de sair na rua ou quando passa por uma situação perigosa.
Da mesma forma, quem sabe se comunicar, consegue caminhar mais tranquilo pela vida porque sabe que qualquer interação (ou pelo menos a maioria) pode ser resolvida com uma conversa.
Saber conversar dá tranquilidade
Quem sabe conversar consegue melhorar os relacionamentos, espalhar ideias, iniciar projetos e vender mais.
E o melhor é poder fazer tudo isso com consciência, com verdade e com tranquilidade.
Na próxima sexta-feira, às 20hs, vou fazer uma Masterclass para compartilhar este olhar para a comunicação.
Nesta aula, eu criei uma estrutura bem simples e didática.
Você vai aprender:
Sete Níveis, Seis Habilidades, Cinco Virtudes, Quatro Ambientes, Três Dimensões, Duas Chaves e Uma Verdade
Vai ser uma honra contar com sua presença.
Gustavo Tanaka